Inquérito sobre a utilização das tecnologias digitais
Os alunos que estão nas sessões com a professora Benilde têm estado a falar muito sobre os media.
Um dia, quando estavam a conversar sobre os cuidados que temos de ter, começaram a refletir sobre a forma como as pessoas usam algumas tecnologias. Então, alguns alunos do 4.º ano tiveram a ideia de fazer um inquérito para descobrir como é que os alunos da escola usavam as tecnologias digitais. Fizeram-no no Google Forms e pediram a muitos alunos de todos os anos de escolaridade para o preencherem.



Alunos a responder ao inquérito e a analisar as respostas dadas
Responderam ao inquérito 76 alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos.
A maior parte dos alunos que respondeu ao inquérito tem ou costuma usar telemóvel, mas também tablet, computador e consola de videojogos. E muitos têm uma televisão no seu quarto.

A maioria dos alunos respondeu que usava tecnologias digitais antes de ir dormir.

A maior parte disse que, quando ia dormir, o telemóvel, tablet ou computador não ficavam no seu quarto, mas muitos responderam que sim e alguns disseram que ficavam lá às vezes.

Quando usam a internet, a maior parte dos alunos joga jogos e vê vídeos. Mas também há alunos que usam redes sociais, fazem pesquisas ou enviam mensagens.
Só um aluno respondeu que não utilizava a internet.

Só 5 alunos é que disseram que não usavam o YouTube. E só 2 alunos é que costumam usar o YouTube Kids, que é mais apropriado para crianças. Quase todos usam o YouTube para adultos.

Mais de metade disse que não tem nenhuma rede social, mas há um número grande de alunos que respondeu que tem (por exemplo, TikTok, Instagram, Facebook, etc.).

E, dos que têm redes sociais, alguns não sabem se as suas contas são públicas ou privadas.

Quase metade dos alunos que responderam ao inquérito disseram que os pais sabem o que eles veem ou fazem quando usam a internet, mas há vários que não sabem ou só sabem algumas coisas.

Mais ou menos metade dos alunos disseram que os pais sabem as suas palavras-passe, mas há vários que não sabem ou que só sabem algumas.

Há vários alunos que disseram que os seus pais não controlam o número de horas que eles estão a usar o telemóvel, o tablet, o computador ou a consola de videojogos, podem usar o tempo que quiserem.
Mais ou menos o mesmo número de alunos respondeu que os pais controlam sempre e que controlam só às vezes.

Apesar de não serem muitos, há alunos que já jogaram jogos online com pessoas que não conheciam e que já contaram algumas informações pessoais (por exemplo o nome, onde moram, o número de telemóvel, etc.).

Quase todos os alunos que responderam ao inquérito disseram que gostam de usar tecnologias digitais. Só um aluno é que disse que não gostava.

Turmas 19 e 20 (4.º ano)